Psicologia

Por Dra. Morganna Bitencourt
Psicóloga da equipe

Acompanhamento pré-cirurgia

O acompanhamento psicológico pré-cirurgia bariátrica tem o objetivo de preparar o paciente; avaliar seus conhecimentos sobre a cirurgia; facilitar a compreensão de situações decorrentes do pré- e pós-cirúrgico; identificar e trabalhar possíveis expectativas irreais; orientar e conscientizar sobre conseqüências emocionais, sociais e físicas, responsabilidades esperadas, aspectos diversos da cirurgia, incluindo riscos, benefícios e seguimentos requeridos em longo prazo.

A intervenção psicológica possibilita que o paciente compreenda a dimensão do processo a que se submeterá e o ajuda a tomar decisões mais conscientes. Possíveis encaminhamentos (avaliação psiquiátrica, necessidade de acompanhamento psicológico pré e/ou pós-cirurgia) ocorrem nesta etapa.

A avaliação inicial é de fundamental importância para a identificação e tratamento de problemas que possam interferir negativamente na evolução do tratamento cirúrgico. O objetivo não é a seleção de pacientes que possam ou não ser operados, visto que praticamente não existem critérios absolutos de exclusão, porém, devemos atentar para o fato de que a cirurgia exigirá do paciente uma capacidade de seguir orientações da equipe de forma criteriosa.

Algumas condições clínicas ou psiquiátricas podem contra-indicar temporariamente o procedimento, devendo ser manejadas e estabilizadas previamente. Casos de adição a drogas ou álcool, doença mental como retardo mental ou psicose, transtornos de personalidade e comportamento bulímico devem ser avaliados criteriosamente.

Pesquisas apontam que os sentimentos de baixa auto-estima, frustração, obsessão, falta de autoconfiança, desejo de comida, ansiedade e depressão moderada, podem estar presentes nos pacientes com obesidade mórbida; não sendo, necessariamente, considerados “doenças psiquiátricas”. Estes sintomas quase sempre melhoram depois de cirurgias bariátricas e perda de peso adequada.

Página Em Construção

Desculpe o transtorno, mas ainda estamos construindo o site tentando incluir o máximo possível de informações sobre cirurgia bariátrica.

Infelizmente o nosso tempo é exíguo e alguns links ainda estão incompletos.

Por favor, retorne novamente em breve!